Case saudável – Pilates por Rê Defina
A matéria de hoje está especial. Renata Defina falou com o Comprometidas sobre o Pilates – uma opção maravilhosa para as noivinhas manterem a forma e principalmente, cuidar da saúde. As fotos são de Fernanda Fernandes.
Pilates – É uma técnica de reeducação do movimento capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, corrigir a postura e prevenir lesões, através de exercícios integrados a respiração.
A quantidade de compromissos que os noivos assumem na preparação desse evento tão importante em suas vidas pode levar a um desgaste emocional e físico muito intenso. A prática do método Pilates prepara os noivos, através de um condicionamento físico suave e eficaz, proporcionando equilíbrio e bem-estar. Os noivos podem freqüentar as sessões juntos ou em horários distintos.
As sessões apresentam:
- Grande repertório de exercícios;
- Poucas repetições de cada movimento;
- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
- Resultados rápidos e duradouros;
- Exercícios suaves e eficazes.
Benefícios:
- Construção de uma postura correta e natural;
- Aprimoramento da coordenação motora e do equilíbrio;
- Maior mobilidade das articulações;
- Músculos alongados e tonificados;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Consciência mente-corpo;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas (em pacientes com: artrite, fibromialgia, desvios posturais, lombalgias, hérnias de disco, etc).
- Prevenção de lesões;
- Bem-estar físico e mental.
Especificidades do Método
O corpo tem um centro físico onde se originam todos os movimentos – POWERHOUSE (Centro de Força), composto pelo: abdômen, assoalho pélvico e glúteos. O Método Pilates concentra-se em reforçar este CENTRO. Os músculos associados ao POWERHOUSE sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. O domínio deste centro tem, como efeito, uma cintura mais delgada, um abdômen mais definido e uma melhora considerável da fisiologia visceral. Além de uma postura mais correta e forte.
O método Pilates enfatiza a importância de manter a circulação do sangue pura. Este é o resultado de uma respiração adequada durante os exercícios, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos. Por isso, todos os exercícios são associados à respiração.
A mente molda o corpo e o corpo bem preparado dá condição da mente transcender. Que por sua vez geraria um corpo ainda melhor. Este princípio de geração e interdependência reporta-nos a teoria Taoista do YIN E YANG.
Primeiramente, Joseph nomeou seu método de: “Contrologia”, que tem princípios a serem considerados não só durante a execução dos exercícios, mas também no dia-a-dia. O Controle está diretamente ligado à precisão.
Pilates dizia: “Concentrar-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor”.
Um pouco sobre Joseph Pilates:
Joseph Pilates (1883-1967) – alemão, sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Na adolescência, prevendo seu futuro numa cadeira-de-rodas, começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso, desenvolveu exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador.
Pilates desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável. Seu método não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito – tinha um cunho irrefutável de individualidade. Os poucos que tiveram o privilégio de assistir o trabalho de Pilates acabaram por fundar escolas, chegando alguns a declarar a prática do método original. Mas isto não é verdade, pois não existia um método original específico. Pilates teria sofrido grandes influências provenientes de métodos como o Yoga, as artes marciais e a meditação.
Sugestão para Comprometidas: Procure profissionais competentes, preferencialmente especialistas com formação na STOTT Pilates ou Physical Mind Institute. Com o crescimento do Pilates no Brasil, existem muitos cursos que oferecem formação rápida sem dar a devida atenção à qualidade e à prática profissional.
O Comprometidas agradece demais a Professora Rê Defina e sua aluna Fernanda e deseja tudo de maravilhoso. Parabéns Rê pelo excelente trabalho, pelo amor dedicado e por você ser assim uma pessoa tão doce! Beijinhos ♥
Parece super fácil e leve, mas no dia seguinte dá para perceber que o corpo todo se mexeu. Adoro!!
beijo!
http://www.casamentosetravessuras.com
Comecei a fazer pilates um ano após meu filho nascer, eu sentia muitas dores na lombar e também queria voltar a me exercitar. O pilates me trouxe força muscular, aliviou minhas dores e sem falar no bem estar que sinto durante e pós as aulas.
A Renata é uma super profissional, atenciosa e extramamente cuidadosa na elaboração e execução de cada exercício.
Recomendo às noivinhas para o bem do corpo e da mente. Ah, e às mamães também.
Beijo grande.
Kamila
Oi Ka!! Muito obrigada… a aluna é que é excelente! =) Continuamos em busca da sua nova dupla! 🙂
Ahhh que legal, odeio academia e acho que assim, junto com a professora, fazendo exercícios de forma correta, com a atenção toda voltada para mim, eu acho que ia gostar. Vou fazer uma aula experimental. Adorei Ju!
Adorei ver a T.O atuando com pilates! Parabéns pelo trabalho!!
E o blog também é um mimo só!!!
b”JÚ’ ss…
Muito obrigada Ju! Fico super feliz em saber que você gosta do Comprometidas! Mil beijos.
Rê parabéns pelo trabalho e pela matéria. Tenho muito orgulho de ver a atuação da Terapia Ocupacional e, junto com o pilates, tem ainda mais a beneficiar a qualidade de vida de quem pratica!
Parabéns também pelo desempenho da aluna Fernanda!
Lindas, lindo trabalho!
beijos
Obrigada Ju! Tenho a revista do Crefito sobre a matéria de T.O. e Pilates… você já viu? Precisamos marcar aquele encontro… que venham mais T.O.s para o Pilates! Um beijo!! 🙂
Adorei ver uma TO trabalhando com pilates. Gostaria de saber se existe algum curso especifico pra To ou e comum a todos os profissionais? Obrigada
Olá Maria Jose!
Quando decidi fazer essa especialização, busquei um curso sério e credenciado em algum órgão estrangeiro… Dentre as opções que encontrei, o método que mais gostei foi a STOTT Pilates (é um método canadense). A formação completa da STOTT tem sede em SP. Após a formação básica, existem cursos voltados a: fibromialgia, lombalgias, gravidez, infância etc… Então a T.O. pode se beneficiar e adaptar o método de acordo com a demanda de clientes. Espero que encontre um método que se identifique bastante. Tenho uma revista (pdf) do CREFITO que apóia a terapia ocupacional trabalhando com pilates… matéria super interessante… se quiser posso enviar para seu email. Beijos e boa sorte!
Olá Renata … gostei do site e achei interessante T.O no pilates, eu mora aqui em Campo Grande MS, tem uma faculdade IBRATE que tem vários cursos disponíveis , só que tenho dúvidas de qual fazer, vc poderia me ajudar? obrigada
Pilates Aparelho, Solo e Acessórios
Pilates Avançado (Aparelhos)
Pilates Bosu (Pilates e Exercícios Funcionais)
Pilates Clássico (Aparelho) (Formação)
Pilates Fisioterapêutico
Pilates Solo e Acessório
Só
Oi Taíse! Tudo bem? Vc tbém é TO?
Está procurando o pilates para Formação, certo?
Eu sugiro primeiro o Pilates Solo e Acessório, para conhecer o método. Em seguida, o aparelho, se realmente gostar! Pilates fisioterápico só se você tiver pacientes em reabilitação. Agora, se você já fez aulas de pilates e tem certeza de que quer trabalhar nisso, a primeira opção: “Pilates Aparelho, Solo e Acessórios” parece ser bem completa! Se eu entendi errado e você quer praticar o pilates como aluna, me escreva de novo que eu te envio outra resposta! rs! Um beijo e boa sorte!!!