categorias: Acessórios, Beleza, Bonita, Noiva
18/04/16

Martha Medeiros | Casamoda Noivas 2016

O Casamoda Noivas 2016 aconteceu neste final de semana (15 – 16 – 17 abril) e nós aqui do Comprometidas tivemos o privilégio de assistir ao desfile da coleção Noivas de Martha Medeiros que contou com Luana Piovane para embelezar a passarela.

Martha Medeiros resgata o luxo e a simplicidade das rendas brasileiras. De sorriso fácil, a estilista alagoana adora uma prosa. Principalmente, se o assunto estiver relacionado à moda e ao nordeste. Aí, o papo corre solto. Desde menina, Martha dava sinais de que iria se embrenhar pelos caminhos artísticos. Principalmente, pela moda. E quando dizia que sonhava estudar na Europa, dona Zezé (sua avó) era enfática: “Olhe para as falésias. Isso é moda. Veja a mistura de cores das falésias, que vai do marrom ao terracota, passando por tons alaranjados. A inspiração está aí”.

Aprendeu a costurar com a avó, ainda criança, quando passava as tardes fazendo roupinhas para suas bonecas. Aos oito anos, montou uma “butique”, na garagem de casa, para vender sua produção para as amigas. E dona Zezé sempre apresentava novos pontos a ela. “Ela me ensinou a costurar, a fazer pé de gola, bolso faca, casa de botão. E me dizia que as bonecas deveriam vestir-se iguais a dona”, lembra. Aos 15 anos, Martha conseguiu autorização da prefeitura para participar de uma feira de artesanato na praia de Pajuçara. Única adolescente na área, ela vendia roupinhas e bonecas de pano.

Essa vocação para a moda e os negócios nunca a abandonaram. Deixou de lado as roupinhas de bonecas, mas, não, a sua paixão pelas roupas. Depois de terminar as faculdades de economia e direito, foi trabalhar em um grande banco, onde transformou o banheiro em uma loja: customizava blusas e jaquetas e vendia suas criações para as colegas de trabalho na hora do almoço.

A clientela foi aumentando, assim como a necessidade de mais espaço. Passou a vender suas peças em um quarto no apartamento de sua mãe, mas a parceria durou pouco. A bagunça e o entra e sai eram muito grande. Montou, então, uma pequena loja numa galeria em Pajuçara, um dos bairros mais famosos de Maceió. Com isso, passou a vender também roupas de marcas conceituadas, algo difícil de encontrar na cidade naquela época.

Em 1985, Martha inaugurou sua loja multimarca Maison M, com oito mil peças de estilistas brasileiros e internacionais. Quando algumas clientes começaram a pedir algo diferente, ela não pensou duas vezes: passou a criar peças exclusivas com rendas, sua grande paixão. “Eu sempre gostei muito de rendas e costumava ir para São Sebastião, uma cidadezinha de quatro mil habitantes perto de Maceió, para admirar os trabalhos das rendeiras”. A partir daí, a paixão transformou-se na principal matéria-prima de suas criações e, em 2004, nascia a marca Martha Medeiros em um espaço exclusivo na própria Maison M.

No mesmo ano, suas peças foram expostas na conceituada loja Selfridges, de Londres, no projeto Brasil 40º e, no ano seguinte, ela passou a exportar para o Oriente Médio, Inglaterra e EUA. A abertura da sua loja em São Paulo, no bairro dos Jardins, aconteceu em 2009, um ano depois de começar a atender suas clientes paulistanas com hora marcada.

Em reconhecimento ao seu trabalho, Martha foi a primeira brasileira a expor no museu dedicado à renda em Calais, na França, em 2010. Seu vestido de noiva esteve ao lado de criações da Chanel, Valentino e Prada. E, em 2012, a marca Martha Medeiros chegou à sofisticada loja de departamentos Bergdorf Goodman, em Nova York, que, pela primeira vez em 105 anos, abriu suas portas para uma marca brasileira.

Então vamos espiar como foi este desfile lindo:

Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (1) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (2) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (3) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (4) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (5) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (6) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (7) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (8) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (9) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (10) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (11) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (12) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (13) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (14) Desfile Martha Medeiros Casamoda Noivas 2016 Comprometidas Ju Borio (15)

Local: Bienal do Ibirapuera São Paulo | Casamoda Noivas 2016 | Convidada especial: Luana Piovani | Fotos: Juliana Bório.

Leia também



Um comentário

  1. Luana Teixeira disse:

    Boa tarde, meninas!
    Estou vendendo meu vestido de noiva, confeccionado sob medida, muito delicado e elegante, na numeração 38, tenho certeza que quem adquiri-lo vai amar. Ele é em crepe de seda e todo coberto por renda chantily francesa, na cintura um cinto bordado em pérolas e cristais de swarovski, simplesmente lindo!
    Interessadas em ver fotos, podem me contatar pelo whatsapp (16) 98153-1334, ou enviar e-mail : luanacrt@hotmail.com

    Abraços.

Deixe seu comentário