categorias: Detalhes
05/02/12

Lista de convidados

Recebo vários e-mails de Comprometidas que estão organizando o grande dia com muitas dúvidas sobre como elaborar uma lista de convidados, como organizar um chá bar, como definir o estilo da festa, como organizar o cortejo (padrinhos, damas e pajens)… enfim dúvidas que outras Comprometidas também podem ter e então eu resolvi detalhar alguns itens! Espero de coração ajudar todas vocês e lembrem-se que esta é apenas a minha opinião. ♥

Hoje vamos conversar sobre a lista de convidados. Parece simples, mas organizar uma lista dá muito trabalho, e depois de prontos os convites terão que ser sobrescritos, endereçados e postados ou entregues. Por isso, comece sua lista o mais rápido possível, defina o fornecedor e faça as encomendas quatro meses antes da cerimônia.

Há algumas questões a considerar ao determinar o número de pessoas a serem convidadas:

  • O tamanho do casamento: vocês querem uma grande reunião, com todos os conhecidos ou preferem fazê-la restrita e íntima?
  • Seu orçamento: considere o seu orçamento e o tipo de festa que você quer. Um elegante jantar, muitos convidados, poucos convidados, ou quer convidar mais pessoas e ter uma recepção menos requintada?
  • Espaço: se você já se decidiu por um local para cerimônia ou a recepção, este pode ser o fator determinante de quantas pessoas você pode convidar.

 

Geralmente cada família convida a metade dos convidados, mas pode ocorrer que uma tenha mais que a outra; vocês terão que analisar cada caso. Quando o número de convidados da noiva e do noivo é quase o mesmo, a solução é dividir a lista em três: dos noivos, da família dele e da família da noiva. Procurem convidar os amigos mais chegados, os familiares com os quais vocês convivem mais, os colegas de trabalho próximos, pessoas íntimas de seus pais. Veja e reveja sua lista antes de decidir.

No meu caso, eu e meu marido resolvemos fazer a festa de nosso casamento com uma independência financeira de nossos pais, ou seja, nós cobrimos todo os custos, assim nosso casamento foi um mini-wedding e convidamos nossos amigos mais queridos e próximos a nós. Então nossos pais não convidaram aqueles colegas que nós, noivos, não conhecíamos, por isso conseguimos deixar a lista bastante reduzida.

Como regra geral, cerca de 30% dos convidados podem não comparecer, mas não envie convite contando com isso, ok?! No meu casamento 40% dos convidados não compareceram pois eram de fora da minha cidade, porém caso todos os convidados viessem eu estava preparada para recebê-los sem surpresas.

Quando os convidados não são de sua cidade, seja cordial: ligue para eles e ofereça providenciar acomodações em um hotel ou envie um bilhete junto com o convite com sugestões de hotéis. Meu marido preparou um guia da cidade e nós entregamos o guia junto com o convite para nossos convidados de fora. Neste guia apontamos os melhores salões de beleza, hotéis, lugares para visitar em Ribeirão Preto, shoppings, número de telefone de central de táxi, e até hospitais. Os convidados adoraram e se sentiram especiais. Se você estiver esperando convidados de fora, que não encontra freqüentemente, tente passar um tempo com suas visitas na festa, ou antes da cerimônia, ou ainda no dia seguinte… comentando os momentos agradáveis do casamento. Eu sei que nem sempre isso é possível, mas é uma delícia quando dá tempo para tudo.

Espero ter ajudado! Alguém tem alguma dúvida ou sugestão para ajudar? E as Esposas leitoras do blog; conte para nós como foi elaborar sua lista de convidados? Beijos ♥

Leia também



2 Comentários

  1. Luciana S disse:

    Oi Ju!
    Como sempre vc tão atenciosa nos detalhes! Uma verdadeira inspiração. Bom, como eu estou na categoria Esposa e fizemos duas recepções de amigos de casamento, eu vou compartilhar com vc o que fizemos há 10 anos e o que fizemos agora, no por trás das câmeras.
    Há 10 anos nós fizemos nosso casamento no toque: praticidade.
    Como recebemos a recepção de presente da mãe do Ale, sem restrições de convidados, mas buscamos fazer algo íntimo, que obedecesse tb a vontades dos nossos familiares. Recebemos 100 pessoas, entre amigos, parentes e familiares mais próximos para um grande almoço em uma churrascaria gourmet em Santos, em frente à praia. Nosso critério para os convidados: pessoas que nos conhecessem desde o início do namoro (foram 5 anos) que continuavam em certa convivência conosco + amigos mais próximos dos trabalhos/estudos dos dois + familiares próximos + parentes para agradar aos nossos pais – nesse caso último foi disponibilizado um percentual de convites para todos os pais, por nossa conta. Acima desse número, eles arcariam com os custos.

    Hoje fizemos algo mais íntimo ainda: critério: amigos do coração, que participaram dos momentos mais importantes em 14 anos de vivência, e que dispensariam todo e qualquer protocolo devido à intimidade. Inclusive chamamos A PE NAS quem quisemos, duela a quien duela. Convites chegaram tarde, foram muitos recados de facebook e ligaçoes para garantir que todos tivessem as informações necessárias. Uma loucura! Mas foi lindo!
    Se eu puder escolher entre as celebrações, não tenho como! Cada uma representou momentos completamente diferentes da nossa vida e foram especiais à sua maneira. Mas amei cada uma delas ao máximo!
    Um conselho: menos pessoas por protocolo, mais por coração! A felicidade nos olhos delas alimenta a nossa alma num dia especial!
    Beijos e continue fazendo sucesso!

  2. Larissa disse:

    Ju, adorei o post! Me ajudou demais! Agora já sei como começar a lista dos meus convidados! Obrigada e eu acho que vc devia publicar mais posts assim – super informativo! Beijos.

Deixe seu comentário